Carne de porco está liberada

Há muito tempo a carne de porco é vista com maus olhos. Mas toda a carga negativa que acompanha este produto está envolta em mitos.

Um deles é aquele papo de que carne de porco é pouco saudável e o corpo agradece se ela for substituída por carne de frango. Nem sempre. Tudo depende de como ela é ingerida. Estudamos desde os tempos do ensino fundamental que a carne de porco é responsável por causar doenças como teníase e cisticercose, através da infecção por suas respectivas larvas. Mas até aí que carne crua ou mal cozida não é berçário de doenças?

Por isso, a carne de porco deve ser servida bem cozida. Imagina só dispensar uma bistequinha de porco, ou uma costelinha?! Ou ainda recusar uma feijoada porque tem paio ou outras linguiças! Não tem cabimento uma ousadia dessas, não é?

feijoada

A carne de porco faz muito bem à saúde. É só escolher bons cortes e evitar frituras. Toucinho e bacon, por exemplo, têm muita gordura e devem ser evitados. Já a bisteca é rica em minerais e vitaminas.

Hoje em dia cai por terra a afirmação de que carne suína é mais gorda que as demais. Antigamente isso era verdade, já que a criação do animal era feita de forma equivocada e à base de lavagem, a maioria em chiqueiros nos sítios. Atualmente as empresas de criação alimentam o animal de forma balanceada com milho e rações de soja.

Nos últimos anos, a carne suína ficou mais magra, menos calórica e com menos colesterol. Para provar que a suinicultura desempenha papel estratégico, basta falar que a carne de porco é a mais consumida no mundo, sendo o Brasil um dos maiores produtores no ranking global.

Até na Terra-Média (espaço fictício criado por Tolkien para livros como “O Senhor dos Anéis”) a carne de porco mexe com o imaginário do povo, vide a cena de “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” em que o anão Gimli inveja absurdamente o fato dos hobbits estarem se deliciando com uma carne de porco (“salted pork”) e faz esta cara.

salted pork

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s