Farinha Láctea e a síndrome de Peter Pan

Não sou bebê mas de vez em quando tem Farinha Láctea aqui em casa. E tudo porque minha mãe resolveu reintroduzir essa joia rara no cardápio da família. Então, se com meus 24 anos isso soa estranho, imagina pra quem tem 49 anos (mãe, não fique brava com a revelação da sua idade).

A Farinha Láctea é um tipo de mingau criado pela Nestlé à base de cereais e é fonte de vitaminas e minerais, como vitaminas A, C,D e E e vitaminas do complexo B, além de ferro, fósforo e cálcio. Foi desenvolvida para ser um repositor desses nutrientes para crianças. CRIANÇAS, que não costumam comer tantas verduras e legumes necessários.

Mas existem adultos que sofrem da síndrome de Peter Pan e adoram reviver períodos da infância. Consequentemente, tem Farinha Láctea em casa.

giphy

Mas tem um porém: por possuir quantidades significativas de ácido, pode levar a gastrites. Portanto, quem tem gastrite, é melhor ficar longe. Quem não tem, pode ingerir, mas não sempre.

Ah, mas e o ácido? Eu penso assim: vários – VÁRIOS – alimentos considerados saudáveis contêm grandes quantidades de ácidos e a gente precisa comer mesmo assim, afinal toda dieta balanceada deve consistir de uma maioria de alimentos alcalinos mas também uma minoria de alimentos ácidos. É só usar o bom senso e beber com moderação.

O alimento sempre foi um sucesso de vendas na Europa e na América.

Ah, tem outro porém: a Farinha Láctea é um alimento calórico e contém açúcar e glúten (uma porção de 30 g ou 4 colheres de sopa contém aproximadamente 120 calorias e 22 g de carboidratos). Ou seja, se você se encontra numa dieta para emagrecer, é melhor consultar pessoalmente um nutricionista para avaliar que quantidade você pode consumir (SE ainda for consumir depois desses contras). Cada caso é um caso.

farinha

Conclusão: a Farinha Láctea ainda está em cima do muro pra mim. Pode ser tomada, mas não tanto. Mas saiba que é um alimento gostoso, ainda mais quando você mistura no iogurte e sente o crocante ou quando bate junto com leite e outras frutas no liquidificador e faz uma mega vitamina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s