Como se alimentar logo após tirar as amígdalas?

Nada me faz esquecer a sensação do primeiro gole de água descendo pela minha garganta depois que eu voltei da anestesia da cirurgia de retirada das amígdalas e de correção do septo nasal: DOR. MUITA. Parecia que tinha uma faca rasgando minha garganta porque a vida é assim, cheia de surpresas dolorosas. (Exagero detected).

Pior do que sentir dor FORTE pelo período de 7 a 14 dias é não conseguir se alimentar normalmente por um período de 7 a 14 dias. Junta dor com a fome e incapacidade de comer e o resultado é desastroso. 

Se a gente faz uma cirurgia no braço, a gente consegue comer. Na perna também. Assim como no abdômen ou no joelho. Mas é impossível fazer qualquer estrutura sólida passar pela garganta aberta e cortada após a cirurgia de retirada das amígdalas. Até líquido é quase impossível. Desculpa amendrontar quem precisa fazer essa cirurgia, mas é uma verdade verdadeira. Talvez por ter sido minha primeira (e única), eu tenha ficado atento aos detalhes.

Pois bem, e como fazer o seu corpo funcionar se ele precisa de nutrientes, vitaminas, proteínas e carboidratos para te manter vivo?

 Pra sobreviver, você vai precisar de:

– gelatina

– legumes para sopa (mandioquinha, batata, cenoura, abobrinha, abóbora e o que mais você achar necessário, até uma carne. E por que não o inhame, que já foi comentado e idolatrado em um post anterior neste blog?)

– sorvete em excesso

– frutas para sucos e vitaminas

Sobre cada um dos itens acima:

– a gelatina: ela será sua melhor amiga nos dias de pós-operatório. A gelatina tem uma consistência ideal para não incomodar ao passar pela garganta. Ela simplesmente desce sozinha, sem te pedir nada em troca. Eu particularmente só senti uma dorzinha nos primeiros dias com a gelly.

 
– a sopa de legumes: pode até ter pessoas que comem a sopa com os ingredientes sólidos após a cirurgia, mas eu quis evitar por motivos de – 1) amenizar a dor, claro e 2) preservar a garganta em cicatrização. Em casa, minha santa mãe me salvou e bateu todos os legumes no liquidificador. Ah, tudo que for ingerido deve ser frio, até a sopa batida. Se você tentar algo quente…bom, terei muita pena de você. Nessa “sopa” abaixo, tem mandioquinha, abobrinha, inhame e batata. Não parece, mas é porque tudo foi batido no liquidificador.  

– sorvete, muito sorvete: quanto mais gelado, melhor e mais rápida é a cicatrização. Claro, procure um sorvete “neutro”, como eu fiz. Por exemplo, de sabor creme. Primeiro, porque você não vai conseguir comer sabores variados (você nem vai pensar neles e sim só na dor). Depois, porque acho sabores neutros mais fáceis de serem engolidos e mais “limpos” para a garganta, já que você não vai conseguir enxaguar a boca por um tempinho. Evite sorvetes gordurosos, pois alimentos gordurosos atrapalham cicatrizações.  

– e as frutas para fazer sucos e vitaminas. Também vale incluir iogurtes aqui. Você vai precisar repor o déficit de nutrientes no corpo com frutas, iogurtes, legumes, gelatina e todos os alimentos citados anteriormente.  

Quando a dor maior passar e você conseguir comer algo sólido, tente a sopa, agora em condições normais de consistência. Depois, comece a ingerir pequenas porções de arroz, feijão, carnes moles, legumes. Tudo sem temperos fortes ou até sem tempero algum, se seu paladar aceitar. Alguns ingredientes como alho, cebola e vinagre podem ser agressivos à garganta, principalmente vinagre. (Na verdade, estou com trauma até hoje, 20 dias após a cirurgia, e ainda passo longe de tudo que tenha vinagre ou limão).

Outro item importante é que é recomendado evitar frutas cítricas. Laranja e limão, principalmente. A acidez desses alimentos vai fazer sua garganta arder como se não houvesse amanhã e você vai ficar mais dias dolorido.

Das duas cirurgias que fiz, só me incomodou a da retirada das amígdalas. Na verdade, foram retiradas não só as amígdalas, mas também a campainha, pois, segundo o médico, produziria o ronco e estimularia futuras dores. 

A retirada do excesso do osso ou da cartilagem do nariz pra corrigir o desvio de septo não doeu nada, senti apenas um incômodo.

 
Pra quem não sabe, o septo nasal é esse ossinho que separa as cavidades do nariz. O meu era desviado para a direita e não permitia que eu respirasse adequadamente deste lado. Após a retirada,  o otorrinolaringologista coloca duas placas de silicone, uma de cada lado, para sustentar a cicatrização. O processo para retirá-los, que acontece depois de uma semana aproximadamente, não dói. 

Bom, é isso. Diário do pós-operatório. 20 dias após as cirurgias, apenas sinto um leve incômodo na garganta ao ingerir algum alimento em específico. 

P.S.: a fibrina é uma substância branca que o corpo forma na região cortada e serve para ajudar na cicatrização. Parece pus, mas não é. Como meu médico, o Dr. Matheus Sgarbi, disse: “quanto mais fibrina, melhor”. Portanto, não se assustem se sua garganta estiver toda branca. Aos poucos, as áreas brancas vão diminuindo, sinal de que a cicatrização está terminando. (Captura ótima e memorável abaixo).   

Só posso desejar boa sorte para quem for passar por esta cirurgia! Mas se você for o Hulk, pode ser que sinta tudo isso de forma amenizada. Aproveite e mande um beijo pro Thor.  

 

Anúncios

80 comentários sobre “Como se alimentar logo após tirar as amígdalas?

  1. Doi, doi, doi.muitoooooooo, estou no quinto dia e parece que não vai melhorar nuncaaaa. Sem falar que não consigo dormir direito affffff, mal humor nível harddd. Boa sorte pra quem pensa em fazer e se eu puder te dar uma dica: NÃO FAÇA 😣😣😣😣😣😣

    Curtir

  2. Fiz a 4 dias e estou há 4 dias arrependida por ter feito, quando desce algo é pouquinho e logo em seguida vem a dor que parece esta colocando dedo na ferida. É muito dolorida, vou ficar um grilo porque não como direito. 😦

    Curtir

  3. Oi operei dia 16 de agosto quarta feira, hoje é meu 4 dia, fiz 8 procedimentos cirúrgicos, desvio de septo, pólipos, amígdalas entre outros, uma dor imensa no começo, a vontade de comer e muita mas logo passa quando se lembra da dor! Hoje me alimento apenas de sopa, gelatina, a purê de batata com caldo de feijão e mais nada medo, de ferir a garganta! O nariz vai de boa, sem dor, e hoje a garganta está bem melhor, ainda sinto dor porém bem reduzido.

    Curtir

  4. Estou no sexto dia. Meu deus!! A dor não acaba. Quando vc acha que tá melhorando, aparece uma dor nova. O único remédio que funcionou para mim, depois de tentar Tylex, injeção de cortisona, dipirona, nimesulida, foi o Toragesic um antiflamatorio caro que deve ser colocado em baixo da língua. Agora tô com uma dor de ouvido, minha faringe dói muito e parece que tem um ponto puxando atras do meu nariz. Por favor, que vale muito a pena, pois nao aguento mais!!! O único alimento que desce eh mc and cheese e sorvete de creme. Água ainda dói!

    Curtir

  5. Nossa,os comentários me ajudou a me preparar mas ao mesmo tempo me assustou, daqui uns dias é minha vez,eu vou operar por amigdalite de repetição e episódio de febre reumatica ,alguém foi por esse motivo?

    Curtir

  6. to no décimo terceiro dia , não sinto mais nada , e só senti muita dor nos 3 primeiros dia , dps foi de boas … tomava remédio pra dor todo dia , então nem sentia nada , o ruim é comer tudo frio , não como nada quente …

    Curtir

  7. Sou a Silmara tenho 24 anos.
    Gente quando eu lia coisas aqui sobre essa cirurgia, fiquei aterrorizada, mais como já estava tudo marcado e minhas dores eram frequentes decidi encarar mesmo assim… Bom eu tinha medo mesmo era da anestesia, quando o médico me chamou e disse que havia acabado eu nem acreditei que estava viva, gente eu tinha muito medo serio. Já fui falando e dando glórias a DEUS, falando pelos cotovelos mais fiquei meia hora grogre depois foi voltando única coisa que vc sente é um incomodo na garganta os narizes tampão devido ter mexido tudo por ali… Enfim estou no terceiro dia meu médico me passou bastante remédios sendo eles todos líquidos não tenho o que reclamar dessas dores fortes (lembrando que vai de pessoa pra pessoa) assim que eu sai da cirurgia, eu só queria que me dessem algo pra comer, sério, a fome é triste, até hoje to com fome de coisas solidas, mais deixa eu me recuperar, vou comer ate o reboco da parade rsrsrs não vejo a hora mais pra quem vai fazer não fique com medo entregue tudo nas mãos do SENHOR, pois se ele abriu as portas pra que vc chegasse até aqui, é pq ele sabe o que é o melhor pra você , assim como para todos nós 😘

    Curtir

  8. Bom dia Galera só esses comentários pra me fazer rir. Estou no 6 dia e não consigo me alimentar direito, a noite e as madrugadas qd acordo são os piores momentos, não sinto fome , mas sinto vontade de comer , é uma dor horrível. Que sofrencia.

    Curtir

  9. Estou no 5° dia do pós operatório e graças a Deus não senti essa dor horrível, tirei as amidalas e adenóide, o médico e muitas pessoas me alertaram da dor, sinceramente eu estava com muito medo, mas me surpreendi, minha recuperação está ótima, boa sorte pra quem vai fazer cirurgia

    Curtir

  10. Fui operada faz hoje uma semana. A médica bem avisou que ia doer. Mas… nunca eu pensei que fosse taoooooooo mau!!! A fome, meu Deus… a fome mata! A fraqueza. Já para não falar das dores… os primeiros dois dias, após a operação, tudo tranquilo. Nada de dores assim muito fortes, pensei “ó se calhar a médica disse que era pior do que é, até não é assim tão mau”. Quando chegou ao terceiro dia… caiu tudo de uma vez. Dores horríveis que nunca passam. A minha língua está inchada, hoje ficou dormente na parte de trás. Tenho dores na garganta, no maxilar, nos dentes e apanha um dos ouvidos. A voz está irreconhecível (e tem alturas em que ninguém percebe o que digo).
    Tive meses a fazer amigdalites de 15 em 15 dias (e a levar 4 injeções de penicilina a cada crise), mas acho que nunca estive tão mal como tenho estado estes últimos 3 dias 😦
    Boa sorte para quem vai fazer. Vão arrepender-se certamente, mas pensem que um dia passa…
    A quem está a passar por este horror.. força!

    Curtir

  11. Olha gente…. vejo que a maioria das pessoas sofrem igual… no segundo dia eu só chorava desesperada arrependida de ter feito… respirando só pela boca com nariz cheio de tampão… e pra tirar o tampão? o que é aquilo!!!!!!! parece que estão arrancando o cérebro pelo nariz, HORRÍVEL! o meu ainda sangrou tive que por outro tampão pra estancar e retirar no outro dia. gente dor, só senti na garganta, o nariz só incomodo de não poder respirar, e a gastura da retirada dos tampões. Hoje estou com 23 dias de operada, respiro muito bem, ainda estou lavando com soro e colocando pomada, mas está aparentemente muito bem. A garganta estourei um ponto logo na primeira semana espirrando, mas o outro lado ainda está com o ponto e sinto ele até hoje (não vejo a hora dele cair) mas sou meio teimosa, como de tudo até churrasco já comi, não segui muito bem a dieta, só nos primeiros 7 dias que não descia nada alem de agua, suco sorvete etc…

    Desejo boa sorte pra quem vai fazer, e depois que passa tudo vale a pena, respiração melhor, sem bafo de causeuns amigdalinos e ainda nariz mais empinadinho rsrs

    Abraços a todos.

    Curtir

  12. Estou no sexto dia de recuperação da cirurgia do desvio de spto e retirada das amidalas e palato mole.
    Concordo com todos, a dor ao engolir água pela primeira vez é insuportável.
    Sou daquelas que trocam o sorvete pela refeição numa boa, mas já estou enjoada do sorvete, ainda mais que o único jeito de tomar os comprimidos é amassado com o sorvete.
    Mas o que está me incomando mais que a dor é o nariz entupido, não consigo dormir pois , a boca fica seca e tenho que ficar tomando água a noite toda.
    A gelatina é a melhor companheira, dos sucos o melhor pra tomar foi o de manga.
    Bom, espero que o resultado faça valer a pena ter passado por tudo isso.

    Curtir

  13. Acabei de descobrir que sou o Hulk… 😂Estou no sexto dia e estou comendo de tudo, mas com cuidado. Nada de comida quente, pois sei que o calor do alimento ocasionará uma vasodilatação e isso não seria bom, já que não sangrei muito. Meu marido está desconfiado o que não fiz cirurgia, nada, tamanha é a minha tranquilidade na recuperação…😊 Hoje, ao lavar o nariz, notei que um ponto já saiu. O primeiro de alguns que me incomodaram durante essa semana( Faziam cócegas na minha garganta e narinas😂) Todos que conheço disseram que era loucura da minha parte fazer as duas cirurgias juntas, mas graças ao bom Deus não estou tendo problemas. Vou retirar o silicone das narinas depois de amanhã, mas desde o terceiro dia que elas não sangram mais, só um muco rosadinho que fico secando de vez em quando com um lencinho de papel ou higiênico. TODAS as pessoas que conheço e fizeram essa cirurgia me alertaram das dores e sofrimento do pós e fiquei um pouco apreensiva por conta da minha idade (45 anos), mas acredito que se não houve nada até agora, não haverá mais, né? Rsrsrs
    P.S. Pode deixar que vou mandar um beijo pro Thor 😍

    Curtir

  14. Fiz a cirurgia das amígdalas antes de ontem, por volta das 15:00horas, senti uma dor um pouco mais forte soh por algumas horinhas da primeira madrugada, nao tive vomitos, nem nada. Doi, mas é mais p engolir a saliva mesmo.. Bem q o médico disse q a dor varia de pessoa p pessoa, eu estava cm bastante medo dessa cirurgia, pois achava q ia sofrer mto, mas graças a Deus esta correndo tudo bem. 🙏☺

    Curtir

  15. Nossa realmente é tudo isso e maia um pouco a pior dor da minha vida e a fome nem se fala!! Estou no 7° dia e até hoje não consegui comer nem miojo e ainda dói muito se soubesse que era assim nem faria, mas espero que melhore as inflamações alerto a quem vai fazer pense 2 vezes antes de fazer kkkk realmente fui ao inferno!!

    Curtir

  16. Estou no primeiro dia da cirurgia, tirei amígdalas tbm e fiz de desvio de septo. Está péssimo! Ainda não sinto fome, mas estou com um pouco de fraqueza e desde a hora que saí da cirurgia, umas 14h e pouco, meu nariz não para de sangrar. Estou com medo, mas as enfermeiras dizem que é normal. Não sei se acredito que é vdd ou se elas q não querem me deixar nervosa. Só sei que estou com vontade de chorar de tanto arrependimento por ter feito, cada dia vai parecer uma eternidade, espero que acabe logo e que melhore!

    Curtir

  17. Olá estou no 6º dia e não estou mas aguentando de fome e dor acabei de fazer uma vitamina de banana desceu rasgando se eu soubesse que seria tão dolorido assim eu não teria feito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s