Açaí: a bomba calórica do bem. Pode isso, produção?

A produção resolveu passar essa história a limpo. Açaí é do bem ou do mal? “O pessoal que mais consome essa fruta é a nata do mundo fitness, mas também ouvi falar que tem uma quantidade de calorias danada”, pensam os duvidosos.

A resposta é bem feliz. Açaí é sim uma fruta do bem. De origem brasileira, cresce e floresce lá no norte e no nordeste do país, tipicamente da Floresta Amazônica. O modo de consumir nessas regiões chega a ser diferente do modo como é consumido no sudeste e sul. Lá, a fruta muitas vezes sai do açaizeiro e vai direto pras panelas, pra ser consumido até nas refeições principais.  Ah, mas o açaí não é muito doce pra isso? Não. O que deixa essa frutinha  bem doce (e calórica) é o xarope de guaraná que é acrescentado nos cremes de açaí muito famosos aqui no sudeste, principalmente no verão. 

O ideal seria deixar de fora o xarope de guaraná e misturar apenas com a banana ou outra fruta de acordo com o gosto do freguês. Mas isso só se você não quiser ganhar aquela riqueza de carboidratos. 

Se você é todo fitness e malha ou pratica uma atividade física mais intensa, os carboidratos do açaí e do guaraná vão se transformar em energia para o seu treino.  Reza a lenda que, em 100 gramas do frutinho, há cerca de 60 calorias. Mas, quando consumido como polpa e com xarope, esses mesmos 100 gramas vão para 110 calorias. Para consumir aquela porção bonita de açaí na tigela, é preciso gastar a energia acumulada pra ela não sobrar.

Mas vamos aos benefícios do açaí (lembrando que eles são mais eficazes quando a fruta é consumida “in natura”, assim como veio ao mundo).

Prevenção do câncer: o açaí contém antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda na prevenção da formação de células cancerígenas.

Controle do colesterol: devido às propriedades antioxidantes, distribui Ômega-6 e Ômega-9 no corpo, diminuindo o colesterol ruim.

Combate ao envelhecimento: pelas propriedades acima, também atua na melhora da circulação sanguínea e no retardamento do envelhecimento.

Emagrecimento: se usado e gasto nas proporções corretas (aí entra o nutricionista e o personal da academia), pode sim contribuir para emagrecer, pois suas fibras provocam sensação de saciedade.

Prevenção de doenças: por ser rico em cálcio e potássio, previne a osteoporose. A grande quantidade de ferro também combate a anemia.

Fortalecimento do sistema imunológico: com suas altas quantidades de vitamina C, o açaí pode ajudar na imunidade e resistência do corpo contra variadas doenças.   Viu só porque é bom apostar no açaí? Agora com licença que eu vou garantir a minha tigela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s