Castanha do pará: um é pouco, dois é bom, três é demais

Como tudo nessa vida não deve ser consumido em excesso, por que com a castanha do pará seria diferente? Nativa da Floresta Amazônica, a semente é super indicada para se ter uma vida longa e saudável.

Suas propriedades medicinais são de dar inveja para qualquer oleaginosa. É antioxidante (retarda o envelhecimento), energizante, hidratante, inseticida e nutritiva. Seu óleo é altamente recomendável por possuir, além de alto teor de ômega 6 e 9, quantidades consideráveis de micronutrientes (que precisam ser ingeridos em menor quantidade, MAS PRECISAM), como zinco, cálcio, césio, ferro, fósforo, iodo, selênio, tungstênio (aqui dá pra incluir a tabela periódica quase inteira), vitaminas e vários ácidos saudáveis.

castanha02

O “porém”: deve ser ingerida com cautela. No máximo, duas por dia. Lembra que eu disse que os micronutrientes devem ser ingeridos em pequena proporção? É por isso. Uma pesquisa realizada na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, comprovou que o consumo de duas castanhas por dia eleva em cerca de 65% o teor de selênio no sangue, nutriente que combate o envelhecimento celular. Já seu excesso causa uma intoxicação chamada selenose, que causa enfraquecimento e queda de unhas e cabelos, além de fadiga, mau hálito e distúrbios gastrointestinais.

A castanha do pará também deve ser submetida, sem exceção, ao processo de lavagem na indústria. Em sua casca, costumam-se fixar alguns fungos produtores de micotoxinas que, em maior quantidade, podem causar prejuízos ao sistema digestório.

A recomendação é ingerir duas castanhas do pará por dia. Não parece, mas uma semente apenas pode ser responsável por fornecer toda a quantidade de selênio que você precisa diariamente. Portanto, fique nessa medida para não sobrecarregar seu organismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s